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A educação socioemocional inserida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), vem chamando cada vez mais atenção para este conceito que é tão importante no ambiente educacional.
Não tem como pensarmos em educar crianças e jovens sem lembrar que eles sentem, e muito. Choram, ficam felizes, se emocionam, sofrem, ficam ansiosos, eufóricos, amam, entre uma infinidade de sentimentos.
A grande questão, é que, por serem novos, muitas vezes não conseguem compreender e lidar com esses sentimentos de forma saudável e equilibrada. Por essa razão, a educação socioemocional tem chamado tanta atenção.
Além disso, pensando em todas as questões que a educação socioemocional influencia, principalmente na aprendizagem escolar, queremos conversar mais afundo para que conheça este conceito tão importante.
O que é a educação socioemocional?
A educação socioemocional nada mais é do que um processo de ensino e aprendizagem que proporciona o desenvolvimento de habilidades e competência. Que ajudam os estudantes a gerenciar suas próprias emoções, ao mesmo tempo que constroem relacionamentos saudáveis e influenciando no amor próprio que sentem.
Nesse sentido, a escola, onde os estudantes muitas vezes passam o maior tempo do seu dia, seja pela convivência com pessoas diferentes umas das outras ou até mesmo pelo fato de ser uma escola e ter seus desafios, é um local de conflitos. Entretanto, isso não quer dizer que ela possa ser um ambiente negativo.
A convivência entre opiniões diferentes e a forma de entender e lidar com o mundo vão interferir na relação um com o outro, para isso, cada uma precisa ter um suporte para lidar com essas emoções que vão ser geradas diariamente.
Com o socioemocional, os estudantes aprendem a traçar e alcançar objetivos positivos, agir de forma empática, ética, se tornam mais independentes, são capazes de tomar decisões responsáveis e a lidarem com situações desafiadoras. Sobretudo, os pequenos e os adolescentes são preparados para a vida, seja a profissional e ou a pessoal.
Por que a educação socioemocional é importante?
Conforme já pudemos entender um pouco acima, a importância da educação socioemocional vai além da sala de aula; de fato, ela abrange as diversas vertentes do desenvolvimento humano: físico, cognitivo, social e emocional.
Além disso, essa abordagem estimula o processo de autoconhecimento e, consequentemente, aumenta a capacidade do autocontrole, a autoconfiança, a autonomia, entre outras habilidades intrapessoais. Desse modo, a capacidade de administrar os próprios pensamentos, sentimentos e comportamentos beneficia igualmente os relacionamentos interpessoais.
Ou seja, ao desenvolver as competências, estamos capacitando os estudantes a enfrentarem os desafios da vida com maior resiliência, construindo relacionamentos saudáveis e se tornando cidadãos mais conscientes e equilibrados.
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Principais competências trabalhadas
As principais competências da educação socioemocional são divididas em 5 pilares. Cada um serve de base para que colabore com os estudantes a trilharem o seu próprio caminho:
❤️ Autoconhecimento: entender quem você é, seus pontos fortes e as suas vulnerabilidades.
⏳ Autogestão: aprender a lidar e administrar os próprios sentimentos e comportamentos, para alcançar metas e manter a própria motivação.
🎯 Tomada consciente e responsável de decisões: fazer escolhas que sejam seguras, responsáveis e construtivas, levando em conta as necessidades de todos.
🤝 Relacionamento interpessoal: desenvolver a habilidade de resolver conflitos, se comunicar com clareza, ter empatia, ter uma escuta ativa e trabalhar bem em grupo.
🌎 Consciência social: respeitar e valorizar as diferenças – de raça, gênero, religião, cultura, entre outras -, além de pensar e agir de forma crítica e ética.
Essas competências são fundamentais não apenas para o desenvolvimento integral do estudante, mas também para o sucesso na escola, na carreira e na vida como um todo.
Como a educação socioemocional pode ser trabalhada na escola?
Para que a educação socioemocional funcione de verdade, é fundamental que haja um compromisso de toda a comunidade escolar — isto é, desde diretores e professores a estudantes e pais e responsáveis. E essa implementação precisa ser bem planejada!
Estratégias pedagógicas: integrar a educação socioemocional ao currículo exige estratégias pedagógicas específicas, com os educadores adotando abordagens como metodologias ativas, projetos, sala de aula invertida e problematização, que colocam os alunos no centro do seu desenvolvimento emocional.
O papel dos professores: mais que ensinar essas habilidades, os professores devem criar espaços para que elas floresçam naturalmente em todas as atividades. Para isso, é essencial que eles recebam formação contínua e apoio para conseguir inserir esses princípios de maneira eficaz em sua abordagem pedagógica.
Comunidade escolar: é fundamental a parceria entre os educadores, pais e responsáveis para construir um ambiente de aprendizado que reconheça e incentive a educação socioemocional.
Com apoio dos educadores, os pais podem contribuir praticando a escuta ativa, incentivando uma comunicação aberta sobre emoções e estabelecendo limites saudáveis dentro de casa. Oficinas e eventos que envolvem os responsáveis ajudam a fortalecer essa conexão e trazem um impacto positivo para o desenvolvimento integral dos estudantes.
Como o Polígono pode ajudar sua escola?
Um sistema de ensino criado a partir da BNCC, tem uma abordagem que oferece sessões específicas para trabalhar cada habilidade, podendo transformar o ambiente escolar, criando um espaço mais acolhedor e cooperativo e colaborando diretamente para o desenvolvimento integral das crianças e jovens.
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