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Metodologias de Ensino

Avaliação na infância: da Educação Infantil aos Anos Iniciais

Publicado em 17 de setembro de 2024Atualizado em 17 de outubro de 2024.

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Falar sobre avaliação pode causar um frio na barriga para alguns. E, se começarmos a aplicar essa ideia nas crianças desde cedo, elas podem carregar esse medo pelo resto de suas vidas. Por isso, é importante conversarmos sobre isso! Trocar de carro ou fazer uma viagem? Comer sobremesa ou ir à academia? Estudar ou assistir a uma série? Diariamente, temos que tomar decisões. Avaliamos constantemente o que queremos e o melhor caminho a seguir. A avaliação está em tudo! Na educação, o objetivo das avaliações é dar ao professor um panorama de quem é a criança, suas percepções e de onde ela está partindo. Com essas informações, os educadores podem planejar os próximos passos. Assim, a avaliação deixa de ser apenas uma “prova do que cada um sabe” e se transforma em um caminho com visões atentas, mediadoras, sensíveis e com intenção de trilhar o processo de desenvolvimento integral das crianças. E, aqui, “integral” refere-se aos aspectos cognitivos, sociais e culturais. Sendo assim, os olhares tornam-se diferentes para cada segmento. Avaliação na Educação Infantil: interagindo e brincando Na Educação Infantil, o foco é que as crianças vivenciem experiências que as marquem. Por isso, a avaliação condiz com a valorização da individualidade e o desenvolvimento global de cada um, apoiando os educadores a adaptar suas práticas para atender às necessidades únicas dos pequenos. Não existem testes formais, mas sim possibilidades exploratórias e o olhar da criança sobre cada uma delas. A avaliação utiliza observações diárias feitas pela equipe docente, registros e conversas para entender como cada criança está crescendo e aprendendo. Nesse sentido, avaliar ajuda os educadores a adaptar suas práticas para atender às necessidades únicas e a observar o desenvolvimento da turma como um todo. Transição para o Ensino Fundamental: do brincar ao sistematizar Quando as crianças passam para o Ensino Fundamental Anos Iniciais, estamos lidando com uma nova fase de adaptação. É extremamente importante lembrar que, apesar de terem saído da Educação Infantil, elas ainda são pessoas brincantes, curiosas e sedentas por descobertas. A avaliação nesse período ajuda a entender como estão se ajustando às novas rotinas e formas de aprendizado, garantindo que cada uma se sinta segura e apoiada. Avaliação nos Anos Iniciais: continuando a jornada Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a avaliação assume uma estrutura mais formal, mas ainda deve ser acolhedora, mediadora e adaptativa. Ela ajuda a construir uma base sólida, apoiando os estudantes enquanto avançam para as próximas etapas. O objetivo é identificar tanto as áreas em que eles se destacam quanto aquelas que precisam de mais apoio em cada turma. Como qualificar a avaliação na infância? Para que a avaliação seja qualificada, é importante ter em mente os 5 passos abaixo: 1. Planejar: Um bom planejamento é essencial para definir o rumo a seguir. 2. Observar: Esteja atento aos momentos vividos com as crianças para refletir sobre sua prática pedagógica. 3. Registrar: Sabemos que nossa memória pode nos deixar na mão, por isso faça anotações sobre os acontecimentos rotineiros, seja em um caderno específico ou um diário de bordo. 4. Refletir: Usar recursos avaliativos diferentes, como fotos, vídeos, áudios e propostas em dupla, contribui para obter diversas perspectivas sobre as crianças e entender qual caminho seguir. 5. Comunicar: Dê feedbacks formativos para as crianças; Faça relatórios para as famílias sobre o desenvolvimento dos pequenos; Converse com a coordenação sobre os próximos passos; Realize reuniões com os responsáveis para entender o progresso de cada um. Após todas essas reflexões, é perceptível a necessidade de repensar o papel da avaliação na educação. Trazer mais clareza e uma maior visibilidade ao tema faz com que o medo passe e a certeza de que o desenvolvimento das crianças será progressivo e efetivo. Estamos aqui para continuar esse diálogo e ajudar no que for preciso. Conte com o Polígono e com a nossa equipe de avaliações.

Falar sobre avaliação pode causar um frio na barriga para alguns. E, se começarmos a aplicar essa ideia nas crianças desde cedo, elas podem carregar esse medo pelo resto de suas vidas. Por isso, é importante conversarmos sobre esse tema! 

Trocar de carro ou fazer uma viagem? Comer sobremesa ou ir à academia? Estudar ou assistir a uma série? Diariamente, temos que tomar decisões. Avaliamos constantemente o que queremos e o melhor caminho a seguir. A avaliação está em tudo! 

Na educação das infâncias, o objetivo das avaliações é dar ao professor um panorama de quem é a criança, suas percepções e de onde ela está partindo. Com essas informações, os educadores podem planejar os próximos passos. Assim, a avaliação nas infâncias, deixa de ser apenas uma “prova do que cada um sabe” e se transforma em um caminho com visões atentas, mediadoras, sensíveis e com intenção de trilhar o processo de desenvolvimento integral das crianças. E, aqui, “integral” refere-se aos aspectos cognitivos, sociais e culturais. Sendo assim, os olhares tornam-se diferentes para cada segmento. 

Avaliação na Educação Infantil: interagindo e brincando  

Na Educação Infantil, o foco é que as crianças vivenciem experiências que as marquem. Por isso, a avaliação condiz com a valorização da individualidade e o desenvolvimento global de cada uma, apoiando os educadores a adaptar suas práticas para atender às necessidades únicas dos pequenos. Não existem testes formais, mas sim possibilidades exploratórias e o olhar da criança sobre cada uma delas. Instrumentos avaliativos utilizados nesse segmento são as observações diárias, os registros e as conversas feitas pela equipe docente, para entender como cada criança está se desenvolvendo. 

Nesse sentido, avaliar ajuda os educadores a adaptar suas práticas para atender às necessidades únicas e a observar o progresso da turma como um todo. 

Transição para o Ensino Fundamental: do brincar ao sistematizar 

Quando as crianças vão para o Ensino Fundamental Anos Iniciais, estamos lidando com uma nova fase de transição. É extremamente importante lembrar que, apesar de terem saído da Educação Infantil, elas ainda são sujeitos brincantes, curiosas e sedentas por descobertas. A avaliação nesse período ajuda a entender como estão se ajustando às novas rotinas e formas de aprendizado, garantindo que cada uma se sinta segura e apoiada. 

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Avaliação nos Anos Iniciais: continuando a jornada 

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a avaliação assume uma estrutura mais formal, mas ainda deve ser acolhedora, mediadora e adaptativa. Ela ajuda a construir uma base sólida, apoiando os estudantes enquanto avançam para as próximas etapas. O objetivo é identificar tanto as áreas em que eles se destacam quanto aquelas que precisam de mais apoio em cada turma. 

Como qualificar a avaliação na infância? 

Para que a avaliação seja qualificada, é importante ter em mente os 5 passos abaixo:

1️⃣ Planejar

Um bom planejamento é essencial para definir o rumo a seguir.

2️⃣ Observar

Esteja atento aos momentos vividos com as crianças para refletir sobre sua prática pedagógica.

3️⃣ Registrar

Sabemos que nossa memória pode nos deixar na mão, por isso faça anotações sobre os acontecimentos rotineiros, seja em um caderno específico ou um diário de bordo.

5️⃣ Refletir

Use recursos avaliativos diferentes, como fotos, vídeos, áudios e propostas em dupla, contribui para obter diversas perspectivas sobre as crianças e entender qual caminho seguir.

6️⃣ Comunicar

  • Dê feedbacks formativos para as crianças;  
  • Faça relatórios para as famílias sobre o desenvolvimento dos pequenos;  
  • Converse com a coordenação sobre os próximos passos;  
  • Realize reuniões com os responsáveis para entender o progresso de cada um.  

Após todas essas reflexões, é perceptível a necessidade de repensar o papel da avaliação na educação. Trazer mais clareza e uma maior visibilidade ao tema faz com que o medo passe e a certeza de que o desenvolvimento das crianças será progressivo e efetivo. 

Estamos aqui para continuar esse diálogo e ajudar no que for preciso.  

Conte com o Polígono e com a nossa equipe de avaliações. 🤜🤛

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Tags

  • Educação infantil
  • Ensino fundamental
  • Gestão Inovadora

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