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Metodologias de Ensino

A arte de brincar: integrando o lúdico na Educação Infantil

Publicado em 02 de setembro de 2024Atualizado em 17 de outubro de 2024.

Consultora Especialista

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Quando você brincou pela última vez? Talvez essa pergunta lhe cause espanto ou estranhamento, pois somos todos adultos e, muitas vezes, não consideramos o brincar em nosso dia a dia. Afinal, ser adulto é coisa séria! Porém, se você continuou a leitura, é porque acredita na importância da brincadeira na vida das crianças. Te convido a prosseguir, mas, antes, busque em sua memória a lembrança de uma brincadeira preferida. Pode ser um brinquedo: uma boneca, um carrinho, um urso de pelúcia. Relembre o nome do seu amigo de infância e as brincadeiras que tiveram juntos. Que a brincadeira é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças, já sabemos. O desafio neste momento é garantir o tempo para brincar no planejamento de uma rotina pedagógica de forma lúdica e leve, mas repleta de propósitos educativos. Vamos lá? A Importância da BNCC para o brincar Para nos ajudar a construir essa concepção, é importante saber que atualmente temos um aliado que respalda a prática do brincar na Educação Infantil. Estamos falando da Base Nacional Comum Curricular, que traz em sua organização dois eixos estruturantes: as interações e a brincadeira. Dentro dessa organização, por meio dos campos de experiências, temos a oportunidade de articular as vivências e as experimentações de forma a garantir uma prática pautada na natureza da criança, que é brincar e interagir. A potência do brincar Por meio do brincar, as crianças constroem sentido sobre o mundo e sobre as situações que as cercam. É durante a brincadeira que vivenciam, experimentam, testam e validam suas hipóteses sobre diversos assuntos e situações. Enquanto brincam, imitam a realidade; enquanto brincam, desenvolvem a linguagem oral por meio da argumentação e expressam suas vontades enquanto exploram o ambiente. Sendo assim, é necessário planejar estratégias que permitam às crianças embarcar nesse mundo da imaginação. Mas fique tranquilo, vamos te ajudar! Estratégias didáticas para o brincar Elencamos a seguir algumas estratégias que podem auxiliar na organização do brincar na sua rotina. Anote aí! 1. Reserve um tempo para o brincar Sim, sabemos que todos os momentos envolvem interações e brincadeiras, mas é preciso sinalizar no planejamento um tempo específico para isso. Organize! 2. Planeje como vai ser a brincadeira Livre ou dirigida? Com ou sem intervenções? Ao ar livre ou em outro ambiente? Só com a minha turma ou com outras crianças? Quanto tempo eu tenho? (...) É importante mapear todas as possibilidades para que o tempo seja produtivo, intencional e com resultados. 3. Tenha clareza do seu objetivo O que eu pretendo com essa brincadeira? O que quero observar? Onde quero chegar? (...) Quando temos clareza sobre os objetivos e sabemos onde queremos chegar, as intervenções se tornam pontuais, assertivas e passíveis de planejamento. 4. Registre! Não confie apenas em sua memória... O brincar coletivo sempre nos proporciona muitas informações e insights! Portanto, registre tudo. Utilize instrumentos que possam ajudar nesse processo: um vídeo, uma pauta de observação, um áudio, ou o apoio de um colega com um 'novo olhar' sobre as ações. Use sua criatividade! 5. Compartilhe sua prática Conhecemos a nossa rotina e sabemos que nem sempre reservamos tempo para isso, porém, é preciso compartilhar o que foi positivo! Divida boas práticas que podem ajudar, iluminar e inspirar outros professores. É por meio do brincar que desenvolvemos habilidades cognitivas, sociais e emocionais. É pelo brincar que construímos memórias. Então, faça seu planejamento com dedicação e saboreie o momento do brincar, sem pressa e com calma. Brincar é deliciar-se e entregar-se. Aproveite as oportunidades! Agora, me conta: você já brincou hoje?

Quando você brincou pela última vez? 🤔

Talvez essa pergunta lhe cause espanto ou estranhamento, pois somos todos adultos e, muitas vezes, não consideramos a arte de brincar em nosso dia a dia. Afinal, ser adulto é coisa séria!

Porém, se você continuou a leitura, é porque acredita na importância da brincadeira na vida das crianças. Te convido a prosseguir, mas, antes, busque em sua memória a lembrança de uma brincadeira preferida. Pode ser um brinquedo: uma boneca, um carrinho, um urso de pelúcia. Relembre o nome do seu amigo de infância e as brincadeiras que tiveram juntos.

Que a brincadeira é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças, já sabemos. O desafio neste momento é garantir o tempo para brincar no planejamento de uma rotina pedagógica de forma lúdica e leve, mas repleta de propósitos educativos. Vamos lá?

A Importância da BNCC para o brincar

Para nos ajudar a construir essa concepção, é importante saber que atualmente temos um aliado que respalda a prática do brincar na Educação Infantil. Estamos falando da Base Nacional Comum Curricular, que traz em sua organização dois eixos estruturantes: as interações e a brincadeira.

Dentro dessa organização, por meio dos campos de experiências, temos a oportunidade de articular as vivências e as experimentações de forma a garantir uma prática pautada na natureza da criança, que é brincar e interagir.

A potência do brincar

Por meio do brincar, as crianças constroem sentido sobre o mundo e sobre as situações que as cercam. É durante a brincadeira que vivenciam, experimentam, testam e validam suas hipóteses sobre diversos assuntos e situações. Enquanto brincam, imitam a realidade; enquanto brincam, desenvolvem a linguagem oral por meio da argumentação e expressam suas vontades enquanto exploram o ambiente.

Sendo assim, é necessário planejar estratégias que permitam às crianças embarcar nesse mundo da imaginação. Mas fique tranquilo, vamos te ajudar!

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Estratégias didáticas para o brincar

Elencamos a seguir algumas estratégias que podem auxiliar na organização do brincar na sua rotina. Anote aí!

⚽ Reserve um tempo para o brincar

Sim, sabemos que todos os momentos envolvem interações e brincadeiras, mas é preciso sinalizar no planejamento um tempo específico para isso. Organize!

✏️ Planeje como vai ser a brincadeira

Livre ou dirigida? Com ou sem intervenções? Ao ar livre ou em outro ambiente? Só com a minha turma ou com outras crianças? Quanto tempo eu tenho? (…) É importante mapear todas as possibilidades para que o tempo seja produtivo, intencional e com resultados.

🎯 Tenha clareza do seu objetivo

O que eu pretendo com essa brincadeira? O que quero observar? Onde quero chegar? (…) Quando temos clareza sobre os objetivos e sabemos onde queremos chegar, as intervenções se tornam pontuais, assertivas e passíveis de planejamento.

📸 Registre!

Não confie apenas em sua memória… O brincar coletivo sempre nos proporciona muitas informações e insights! Portanto, registre tudo. Utilize instrumentos que possam ajudar nesse processo: um vídeo, uma pauta de observação, um áudio, ou o apoio de um colega com um ‘novo olhar’ sobre as ações. Use sua criatividade!

🔄 Compartilhe sua prática

Conhecemos a nossa rotina e sabemos que nem sempre reservamos tempo para isso, porém, é preciso compartilhar o que foi positivo! Divida boas práticas que podem ajudar, iluminar e inspirar outros professores.

É por meio do brincar que desenvolvemos habilidades cognitivas, sociais e emocionais. É pelo brincar que construímos memórias. Então, faça seu planejamento com dedicação e saboreie o momento do brincar, sem pressa e com calma. Brincar é deliciar-se e entregar-se. Aproveite as oportunidades! 🌟

Agora, me conta: você já brincou hoje?

Tags

  • Educação infantil
  • Metodologias Ativas

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